Temporal afeta abastecimento de água em diversas cidades do Estado


As fortes chuvas da noite de sexta-feira (21) e da madrugada deste sábado (22) causaram transtornos nos sistemas de abastecimento de água em muitas cidades do Paraná. Poços, captações em rios, estações elevatórias e estações de tratamento de água ficaram fora de operação por várias horas, afetando a produção e a distribuição de água. Equipes da Sanepar e da Copel estão trabalhando para normalizar a situação.


O maior impacto foi no sistema de abastecimento de água de Foz do Iguaçu. A captação e a estação de tratamento de água da Vila C e o centro de reservação da Vila A ficaram sem energia durante a noite e parte da manhã. Essas unidades são responsáveis pelo abastecimento de cerca de 70% da população.


O sistema está operando na sua totalidade desde o início da tarde deste sábado e o fornecimento de água está sendo retomado para todas as regiões, com exceção da região do Três Lagoas, que deve ter o abastecimento normalizado gradativamente durante a noite e na madrugada do domingo (23).


Laranjeiras do Sul está com os sistemas de produção e distribuição de água parados desde a noite de sexta em razão da falta de energia. O desabastecimento de água atinge todas as regiões da cidade, devendo se prolongar no domingo e na segunda-feira.


Na região, a cidade de Foz do Jordão e o distrito de Lagoa Seca, no município de Candói, estão sem fornecimento de água por falta de energia elétrica nas unidades de abastecimento.


No Sudoeste, Pato Branco, Bom Sucesso do Sul e Saudades do Iguaçu também foram afetadas. A captação de água do Rio Pato Branco ficou mais de nove horas sem energia. A operação foi retomada