PF apreende carro com 50 galões de azeite adulterados em Foz do Iguaçu
- Allex Marcello
- 21 de jun. de 2023
- 1 min de leitura

A Polícia Federal apreendeu, em Foz do Iguaçu (PR), 50 garrafas de óleo que seriam vendidas como azeite de oliva no mercado brasileiro nesta terça-feira (21).
Segundo a polícia, o condutor tentou utilizar um desvio, perto da Ponte Internacional Tancredo Neves, para evitar a fiscalização aduaneira e ingressar com os produtos, mas foi surpreendido pelos agentes de segurança. A polícia recentemente fez uma apreensão em Foz reforçou na fiscalização na fronteira com a Argentina, os policiais monitoravam um carregamento de azeite, da mesma marca apreendida recentemente e constatada a falsificação.
O óleo apreendido tem registro da marca "Valle Viejo", que está com a comercialização suspensa pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) desde 2021.
Laudos periciais realizados apontaram que o produto em questão é uma mescla de óleos de soja e girassol e apresentou acidez de 5,2%.
O contato com os representantes legais detentores da marca foi realizado, porém eles descartaram qualquer relação com o produto comercializado. A suspeita é que a mercadoria tenha sido envasada em Porto Iguaçu, na Argentina, e introduzida ilegalmente no país.
Todas as amostras apreendidas pela PF e demais órgãos aduaneiros apresentaram adulterações. A carga e o veículo foram retidos e encaminhados para a Receita Federal.
Fonte: catve Foto: PF
Comentários