top of page
1920x368px.jpg

Operação contra grupo que escondia cocaína em cargas de madeira no Porto de Paranaguá


Polícia e a Receita Federal realizaram na manhã desta quinta-feira (13) a Operação Woodpecker contra um grupo criminoso responsável por tráfico internacional de drogas pelo Porto de Paranaguá/PR. Eles escondiam os carregamentos de cocaína em cargas de madeira para exportação.


Foram cumpridos 7 mandados de prisão temporária e 9 mandados de busca e apreensão em endereços situados nas cidades de Paranaguá/PR, Pontal do Paraná/PR, Balneário Camboriú/SC e Guarujá/SP.


Também foram decretadas medidas patrimoniais de sequestro de imóveis, bloqueio de bens e valores existentes nas contas bancárias e aplicações financeiras das pessoas físicas e jurídicas investigadas.


As investigações revelaram que os integrantes do grupo criminoso eram vinculados a uma empresa que realizava o transporte de contêineres com cargas de madeira até o Porto de Paranaguá para serem exportadas. Os investigados manipulavam os agendamentos de entrada dos caminhões da empresa no referido porto com a intenção de retardar que os contêineres fossem descarregados, e nesse meio tempo o grupo criminoso efetuava a ocultação dos carregamentos de cocaína no interior das cargas de madeira.


O atraso na descarga dos contêineres tinha como finalidade ganhar tempo para concretizarem a ação criminosa, sendo levados para locais onde eram abertos, desmontados os paletes de madeira e serradas as tábuas para o preparo dos compartimentos ocultos e acondicionamento da droga, depois as tábuas eram novamente arqueadas e os paletes remontados. Concluído o preparo da carga com a droga, o contêiner era transportado até o Porto de Paranaguá/PR para ser remetido ao exterior.


Trata-se método criminoso ardiloso e com consequências bastante prejudiciais ao comércio exterior e as empresas idôneas que atuam nesta atividade, pois danificam a carga lícita para colocação dissimulada da droga. Foram identificadas pelo menos 05 apreensões de droga vinculadas a atuação do grupo investigado, totalizando mais de 3 toneladas de cocaína.


As investigações também constataram que alguns dos integrantes estavam aplicando os recursos auferidos com tráfico internacional de drogas no setor imobiliário, em especial adquirindo e construindo imóveis para locação, proporcionando, assim, rendimentos mensais com aparência lícita.


Os investigados na operação responderão pelos crimes de organização criminosa, tráfico internacional de drogas e associação para fins de tráfico, com penas que podem chegar a 50 anos de reclusão.

Fonte: catve Foto: PF

Comments


Ative novo.png
Portal 163.jpg
Kraemer.png
Confira nossas OFERTAS
WhatsApp Image 2025-02-11 at 11.21_edited.jpg
Ative novo.png
bottom of page