Operação Companis desarticula esquema de tráfico comandado da penitenciária de Francisco Beltrão
Nesta segunda-feira (16), o Ministério Público do Paraná, por meio do Gaeco de Francisco Beltrão, cumpriu mandados de prisão e busca durante a Operação Companis, que investiga um esquema de tráfico de drogas comandado de dentro da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão.
A ação foi deflagrada após investigações iniciadas em novembro, quando uma mulher foi presa em flagrante tentando entrar no presídio com 128 gramas de cocaína escondidas no corpo. A droga foi descoberta durante a revista feita por policiais penais.
Com a continuidade das apurações, foi identificada uma mulher responsável por organizar o esquema, entregando drogas a companheiras de detentos que concordavam em transportar o entorpecente em troca de dinheiro. Ela foi presa preventivamente nesta segunda-feira.
Mandados de busca também foram cumpridos na casa e no escritório de uma advogada, cuja participação no grupo está sob investigação. Durante a operação, foram apreendidos documentos e aparelhos eletrônicos que ajudarão a identificar outros envolvidos no esquema.
O nome “Companis”, que significa “companheira” em latim, faz alusão à prática do grupo, que utilizava parceiras de detentos para levar drogas à penitenciária. O caso segue sob investigação.
Fonte: RBJ Foto: GAECO
Comentários