Lideranças buscam apoio para alfandegamento da Ponte Internacional de Capanema
30 anos...
Este é o tempo aproximado que a população de Capanema e municípios vizinhos aguardam para conquista do sonho do alfandegamento da Ponte Internacional, construída sobre o Rio Santo Antônio, ligando Brasil e Argentina.
Construída pelo Governo do Estado, com apoio do município de Capanema, entre os anos de 1993 e 1994 a Ponte seria uma espécie de compensação ao Município, pelas perdas (incalculáveis) com o fechamento da Estrada do Colono.
Mas, mesmo 30 anos após sua conclusão e com a construção de estruturas alfandegárias nos lados argentino e brasileiro, a Ponte Internacional não passa hoje de um ponto de trânsito fronteiriço, com horário limitado, para passagem apenas de veículos de passeio e pedestres.
Nesses longos trinta anos reuniões, reuniões e mais reuniões foram realizadas com os mais diversos órgãos federais relacionados a questão de alfandegamento e nada ocorreu.
Mas agora, em mais uma incansável tentativa, uma comitiva de lideranças e empresários dos municípios de Capanema e Planalto estiveram na sexta-feira, 14, reunidos na sede da AMSOP em Francisco Beltrão, com a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, deputada federal Gleisi Hoffmann, com o diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni e com a deputada estadual Luciana Rafagnin, para pedir apoio na sensibilização do Governo Federal, para determinar o alfandegamento.
Dados foram apresentados demonstrando a importância do processo para o desenvolvimento de Capanema e região. Inclusive com a presença de empresários do setor de transporte de cargas, que já atuam na região e deixaram claro a necessidade desse alfandegamento para impulsionar novos investimentos que possibilitaram geração de desenvolvimento, emprego e renda para a população da região
Ao final do encontro a deputada Gleisi Hoffmann se comprometeu em organizar uma nova agenda de reuniões com orgãos federais em Brasília para tratar do assunto.
Fonte: Portal 163
Fotos: Portal 163
Comentários