Estado vai revitalizar mais 49,72 quilômetros de estradas rurais de 12 municípios do Paraná


Estradas rurais de 12 municípios do Paraná serão completamente revitalizadas pelo Governo do Estado. Os convênios para liberação de recursos às prefeituras foram assinados nesta terça-feira (28) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em evento no Palácio Iguaçu. Serão 49,72 quilômetros de novos pavimentos, entre pedras poliédricas e bloco sextavado de concreto – estrutura que será usada em cidades da Região Noroeste em razão do tipo de solo.


O investimento é de R$ 21,59 milhões, com recursos do programa Estradas da Integração, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Com essas novas liberações, o Estado garante a pavimentação de 474,37 quilômetros, em 118 convênios apenas neste ano. Os recursos somam R$ 144,7 milhões.


“É o maior programa de recuperação de estradas rurais do País. Pretendemos chegar a pelo menos 600 quilômetros até o fim deste ano. Obras que vão garantir o desenvolvimento do interior de muitas cidades paranaenses”, destacou Ratinho Junior.


“Ao revitalizar uma estrada rural, melhoramos a qualidade de vida das pessoas, garantimos um melhor escoamento da safra, segurança para o transporte dos estudantes e também a movimentação comercial e turística. É um salto na infraestrutura”, acrescentou.


Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara lembrou que a Seab tem um grande mapa das necessidades dos municípios, ajustando de forma técnica o repasse dos recursos. Segundo ele, o Paraná possui mais de 200 mil quilômetros de estradas rurais, dos quais 100 mil formam importantes entroncam