Eleição para diretores de colégios estaduais ocorre nesta quarta-feira.


Nesta quarta-feira (09/12) as escolas estaduais escolherão, por meio de consulta à comunidade escolar, os gestores escolares para os próximos dois anos (com possibilidade de recondução por mais dois). A votação acontece nos próprios estabelecimentos de ensino das 8h às 20h, sem intervalo.


VEJA QUEM SÃO OS CANDIDATOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE CAPANEMA


SÃO CRISTÓVÃO - Ginésio Pinheiro

PADRE CIRILO - Tânia Konzen

CEEBJA - Delmar Balzan

CASTELO BRANCO - Eliane Quevedo

PINHEIRO - Luiz Carlos Troc

FRANCISBO LISBOA - Cecília Olkoski

RUI BARBOSA - José Jairo


Podem participar da consulta membros das comunidades escolares: professores que estejam supridos na instituição de ensino; funcionários supridos na instituição de ensino; responsáveis legais, perante a escola, pelo aluno menor de 16 anos; aluno com no mínimo 16 anos completos até a data da consulta.


Cada pessoa apta a votar terá direito a um voto, mesmo que represente mais de um segmento da comunidade escolar ou mais de um aluno não votante. Por exemplo, caso um professor da escola seja responsável por aluno menor de 16 anos, ele votará apenas como professor ou representante do estudante.


QUÓRUM MÍNIMO


Para ser homologada, a escolha necessita de quórum mínimo de 35% dos aptos a votar, incluindo os votos brancos, e excluídos os nulos. Quando não for atingido o quórum mínimo, será realizada nova votação. Por isso é fundamental a importância de a comunidade escolar comparecer às escolas para a votação.


Nos colégios em que houver chapa única, o resultado será homologado desde que a totalidade dos votos válidos não seja inferior ao número de votos brancos e nulos. Já onde houver a inscrição de três chapas ou mais e a chapa vencedora escolhida obtiver menos de 40% dos votos válidos, deverá ser realizado um segundo turno, concorrendo somente às duas chapas com maior número de votos. Com duas chapas em disputa, será necessário atingir 50% + 1 voto para definição no primeiro turno.


PREVENÇÃO AO COVID-19

Os candidatos e demais envolvidos no dia de votação terão que respeitar o distanciamento social no espaço escolar e seguir todo um protocolo de segurança sanitária descrito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).


Só poderão entrar nos locais de votação pessoas que estiverem usando máscaras. O uso deverá ser feito em todo o percurso, até chegar ao local onde está localizada a urna. Não será permitido se alimentar, beber ou realizar qualquer ato que exija a retirada da máscara.

As mãos devem ser higienizadas com álcool em gel antes e depois de votar. O produto deverá ser disponibilizado nos locais em que houver as urnas. Recomenda-se que o votante leve sua própria caneta.


NÚMEROS DO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE FRANCISCO BELTRÃO

  • 65 Escolas/colégios: eleição com chapa única

  • 03 Escolas/colégios: eleição com disputa entre duas chapas

  • 06 Colégios Tempo Integral: escolha via credenciamento e seleção

  • 06 Colégios Cívico Militares: escolha via credenciamento e seleção

  • 08 Escolas/colégios: não houve candidatos

  • 01 Colégio via indicação de instituição religiosa

  • 01 Colégio via credenciamento e seleção pela SEED e Depen (Departamento Penitenciário do Paraná)

Fonte: SEED/Portal TRI

Foto: Google Imagens

ALEP_COVID_01_300x250px.gif
Portal 163.jpg
Confira nossas OFERTAS
FARMÁCIA ULTRA DESCONTÃO
images.png
banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif