top of page
1920x368px.jpg

Aluna de Capanema se classifica para programa de intercâmbio do governo

A nota da estudante de apenas 15 anos foi a mais alta de Capanema e a 18º do estado entre mais de 12 mil inscritos

A aluna Anna Nátille Signori, do 1º ano do curso de Formação de Docentes do Colégio Rocha Pombo, está entre os classificados para o programa de intercâmbio ‘Ganhando o Mundo’, do Governo do Paraná. A nota da estudante de apenas 15 anos ficou entre as 444 melhores entre mais de 12 mil inscritos de todos os 399 municípios do estado.


Com 699,12 pontos, Anna ficou em primeiro lugar no município de Capanema e em 18º no Paraná. A pontuação considerou a nota obtida na Prova Paraná Mais, o número de certificados obtidos na plataforma Inglês Paraná e os certificados de participação como Aluno Monitor na escola em que o aluno está matriculado.


De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), ao todo, mil estudantes de escolas do Paraná irão embarcar no início de 2024 para uma experiência de um semestre letivo em cinco diferentes destinos: Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia.


Anna conta que fez a inscrição de forma despretensiosa e, antes de ser aprovada, não havia pensado nos detalhes de como seria uma mudança temporária para o exterior.


“A experiência de intercâmbio é única, mas foi só depois da minha aprovação que realmente parei para pensar que em fevereiro vou sair aqui de Capanema, do cantinho do mapa do Paraná, e ir para algum lugar que há um ano eu nem sonhava conhecer”, diz a adolescente.


Para garantir que os classificados tenham como realizar o intercâmbio, todas as despesas ligadas ao processo de intercâmbio, desde a emissão de passaporte até os uniformes da escola no exterior serão custeados pelo governo. Além disso, mesmo os alunos tendo alimentação e hospedagem, eles ainda receberão uma bolsa de R$ 800 mensais para outros gastos.


O resultado dos primeiros 444 classificados foi divulgado no dia 20 de julho, enquanto os outros estudantes serão contactados nos próximos meses. Apenas após todas as convocações concluídas, a Seed-PR irá definir os países de intercâmbio de cada aluno.


Enquanto não sabe exatamente em qual país fará o intercâmbio, a estudante de Capanema providencia a documentação necessária e treina seu inglês para estar preparada para a vivência de seis meses em um país que não fala português.


Anna diz torcer para ser enviada para o Canadá porque foi informada de que o país é muito acolhedor com estudantes estrangeiros, mas principalmente porque o vê como bom exemplo em quesitos como educação, segurança, entre outros.


“O Canadá é um dos países com melhor qualidade de vida do mundo e tenho muita curiosidade em conhecer como funciona tudo por lá”, afirma a estudante.


Ganhando o Mundo


O ‘Ganhando o Mundo’ é um programa de intercâmbio criado pelo Governo do Estado do Paraná e oferecido para estudantes, professores e pedagogos da rede pública estadual de ensino. O objetivo é propiciar formação acadêmica em instituições estrangeiras, além de experiências culturais e pedagógicas que possam ser compartilhadas, posteriormente, nos colégios estaduais.



Fonte: Colaboração

Foto: Arquivo Pessoal

Comentarios


Ative novo.png
Portal 163.jpg
Kraemer.png
Confira nossas OFERTAS
Ative novo.png
bottom of page