top of page
1920x368px.jpg

Delegado Scalco deixa 19ª SDP para assumir uma das principais Divisões da PCPR


O Delegado de Polícia Civil Valderes Luiz Scalco deixará na próxima semana o comando da 19ª SDP de Francisco Beltrão, função que ocupou por quase 5 anos.


Ele foi convidado pela Direção da PCPR para chefiar uma das mais importantes Divisões da Policia Civil do Paraná – a Divisão de Crimes contra o patrimônio (DCCP), na Capital paranaense -. Fazem parte dessa Divisão a Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), a Delegacia de Estelionato (DE) e a Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas (DFRC).


Com seus inconfundíveis estilos, operacional, técnico e conciliador, Scalco foi um dos mais atuantes Delegados que já comandou a 19ª SDP.


A busca pela prestação de um serviço de excelência e de forma integrada com ênfase no fortalecimento da relação da PCPR com as demais forças de segurança e instituições, resultaram em ganhos consideráveis na área de segurança para toda a região sudoeste.


Sua gestão à frente da 19ª e reconhecida como bastante positiva, pois contribuiu de forma decisiva para a diminuição dos índices de criminalidade e de violência na microrregião de Francisco Beltrão.


Nos crimes contra a vida, por exemplo, prioridade sempre defendida e aplicada pelo Delegado, os homicídios reduziram drasticamente em quase 60%. Com as seguidas intervenções das forças policiais, a diminuição dos homicídios foi sendo percebida ano após ano. E em 2018 chegou-se ao menor índice dos últimos 10 anos (7 homicídios em 2018 contra 17 em 2015). Em 2019 os números prosseguem em queda já que ate então ocorreram 6 mortes.


Outro dado bastante positivo e comemorado são os índices de solução dos crimes contra a vida. A 19ª SDP supera o percentual de 90% de taxa de esclarecimento da autoria, enquanto que a média brasileira é de aproximadamente 10 a 20 %.


As Operações de repressão qualificada, assim como são denominadas as grandes operações policiais, foram outra marca do Delegado Scalco. Foram dezenas e dezenas de operações realizadas. Ao menos em três oportunidades os policiais da região de Francisco Beltrão contaram inclusive com o apoio do helicóptero do grupamento de operações aéreas da Polícia Civil (GOA), a exemplo da última grande Operação ocorrida na semana passada na região sudoeste que envolveu 180 policiais para o cumprimento de 68 mandados judiciais.


Os crimes contra o patrimônio também receberam especial atenção e registram, ano após ano, acentuada redução, sobretudo em relação aos roubos a residências e no comércio – que eram correntes em Francisco Beltrão -, combatidos com todo o vigor e prioridade nas investigações pela PCPR, com apoio da PMPR, até o esclarecimento e a prisão dos suspeitos.


O trabalho operacional e a integração efetiva da PCPR com os demais órgãos de segurança e instituições, resultaram no aumento exorbitante no número de prisões. Só em 2018 foram 1.679 pessoas conduzidas à 19ª SDP por todas as forças de segurança para as deliberações dos Delegados de Polícia.


De uma média de 30 a 40 presos que ficavam alojados no Setor de Carceragem da 19ª SDP no ano de 2015, passou-se para média de 140 a 160 detentos nos anos de 2018 e 2019.


E apesar do reduzido quadro de servidores na 19ª SDP, a Polícia Civil conseguiu bater o recorde na formalização de procedimentos investigatórios. Em 2018, por exemplo, foram mais de 3.500 procedimentos encaminhados ao Poder Judiciário.


Foi pelas gestões do Delegado Scalco que a 19ª SDP foi pioneira no Paraná na implantação do plantão regionalizado da PCPR para atendimento das situações de flagrantes com uso de equipamentos de vídeo conferência, além de figurar entre as primeiras Unidades do Estado a implantar o Inquérito digital.


Na área administrativa, pela insistência de Scalco, todas as Delegacias da área da 19ª passaram por importantes reformas de modo a adaptá-las ao novo conceito de Delegacia de Policia – Centro de Promoção de Cidadania e Laboratório de investigação criminal -.


Também a 19ª SDP teve o recente reconhecimento pelo Núcleo Auxiliar de Controle Interno da PCPR (NACI) como a Subdivisão que mais investiu os recursos disponibilizados pelo Estado.


Além do que, todas as Delegacias da área receberam novas viaturas, armamento de ponta e demais instrumentos e equipamentos tecnológicos e de uso policial, assim como o constante aperfeiçoamento dos policiais civis em cursos nas áreas técnico, de inteligência e a nível operacional.


Foi ainda pelas tratativas do Delegado Scalco que o Município de Francisco Beltrão acabou doando ao Estado do Paraná um terreno localizado no prolongamento Alto da Júlio, onde está prevista a construção de uma moderna obra de engenharia denominada Delegacia Cidadã, futuras instalações da estrutura física da 19@ SDP (em fase de verificação dos projetos de implantação da obra).


A própria criação da Delegacia da Mulher de Francisco Beltrão em outubro de 2015 só se deu pelas gestões de Scalco junto ao Deputado Ademar Luiz Traiano, que acabou assinando o Decreto de criação da Unidade Especializada quando no cargo interino de Governador do Estado.


Também pelas gestões de Scalco está em fase adiantada as tratativas para que o DEPEN-PR assuma a custódia de todos os presos na área da 19ª, objetivando assim liberar os Policiais Civis para os trabalhos típicos de investigação.


Segundo Scalco, sua missão para auxiliar na melhoria da segurança pública da região sudoeste foi cumprida. “estou muito satisfeito com os resultados obtidos. Claro que minha gestão foi facilitada por poder contar com a inestimável ajuda dos brilhantes profissionais que compõe os quadros da 19ª SDP; ao Delegado adjunto, Dr. Ricardo Moraes Faria dos Santos, a Dra. Emanuelle Carolina Baggio, da Delegacia da Mulher, demais Delegados da área, Investigadores, Escrivães e demais colaboradores, profissionais abnegados, comprometidos, que me auxiliaram diuturnamente, a todos eles o meu agradecimento e o reconhecimento por todo trabalho realizado, muito obrigado”.


Scalco fez questão de destacar ainda o trabalho integrado da Policia Civil com a Polícia Militar e demais instituições: “bom, a verdade é que foi muito simples, buscamos replicar o conceito de que trabalhando juntos – somando forças -, somos muito mais fortes, a sociedade é quem ganha, os resultados positivos estão aí, agradeço e reconheço todo apoio recebido da PMPR nas pessoas do Comandante do 21. BPM, Major Edson Cechinel da Silva, do Subcomandante, Major Rogerio Gomes Pitz, e de todos os demais Oficiais e Praças.


O Delegado também enalteceu e agradeceu o apoio que recebeu dos membros e servidores do Ministério Público e do Poder Judiciário Estadual, dos Chefes e demais profissionais do Instituto de Criminalistica, Instituto Medico Legal e Instituto de Identificacao, da Administração Municipal de Francisco Beltrão através do Prefeito Cleber Fontana e sua equipe, da Direção da PEFB e demais Agentes Penitenciários e de Cadeia do DEPEN-PR, dos Profissionais de Imprensa, dos membros do Conselho Tutelar, do DEBETRAN, do Conselho de Segurança, Associação Empresarial (ACEFB), da OAB (Subseção de Francisco Beltrão), Faculdade de Direito CESUL e as demais instituições envolvidas, alem da própria sociedade beltronense, cada um, no exercício de suas funções e na medida de suas possibilidades, auxiliando o trabalho das polícias com vistas a melhoramos a segurança pública da nossa região.


Sobre a nova designação, Scalco disse que ficou bastante honrado com o convite para comandar a DCCP, que umas das mais importantes Divisões especializadas da PCPR; “sem dúvida é motivo de orgulho, mas não menos de responsabilidade, é um desafio e tanto; porém, assim como fiz aqui (em Francisco Beltrão) e nas demais Unidades por onde passei, por certo que continuarei a envidar todos os meus esforços buscando sempre a prestação de um serviço de excelência, o objetivo é um só, cada vez melhor servir e proteger a nossa população”, finalizou o Delegado.


Reconhecimento


O Delegado Scalco foi três vezes homenageado pela Assembleia Legislativa do Paraná (2016, 2017 e 2019); também recebeu em nome da 19@ SDP no ano de 2017 a Comenda 1. de Maio – maior honraria conferida pela Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB) -, além de receber homenagem em 2017 da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão e em 2019 o reconhecimento pelo Município de Francisco Beltrão pelo excelente trabalho da equipe da Polícia Civil.

Fonte e Foto: Assessoria 19ª SDP

Ative novo.png
Portal 163.jpg
Kraemer.png
Confira nossas OFERTAS
Ative novo.png
bottom of page