Entenda porque o PORTAL163 não divulga nome de suspeito de crimes ou quando ele está sob investigaçã


Muitos de nossos leitores e seguidores tem nos questionado sobre o fato de não publicarmos em matérias policiais o nome ou foto de suspeitos de crimes, por este motivo consideramos importe prestar este esclarecimento.


A divulgação da identidade e fotos dos suspeitos de terem cometido crimes em matérias jornalísticas tem sido uma discussão frequente nas redes sociais.


O Portal 163 é comprometido com o jornalismo sério, ético e transparente. Dessa forma, até que o suspeito seja condenado pela Justiça, sua identidade é preservada por diversos motivos, inclusive, em respeito à Constituição Federal.


O art. 20 do Código de Processo Penal afirma que o inquérito policial é sigiloso, pois a preservação da identidade do suspeito é importante tanto para a investigação, quanto para a privacidade do suspeito.


Já o art. 5° da Constituição Federal trabalha com a hipótese de que ninguém será considerado culpado até que haja a sentença penal condenatória. Aliando os dois artigos, inserir o nome de alguém que esteja respondendo um inquérito policial ou que tenha sido preso em flagrante em uma notícia, não significa que a pessoa seja futuramente condenada pela justiça criminal.


A publicação ou não do nome do suspeito de um crime nunca foi problema até o advento da internet. Porém, com a proporção que o mundo virtual tomou, surgiu a necessidade de resguardo.


Se colocarmos um nome num noticiário policial, corremos o risco dele nunca sair da internet. O direito ao esquecimento faz parte de um princípio inserido na constituição que nada mais é que a privacidade e a intimidade.

Outro problema são casos de pessoas homônimas (com o mesmo nome).


Essas são consequências jurídicas e sociológicas que impedem os meios de comunicação de publicar o nome de um suspeito.


Quando não publicamos o nome de um indiciado é porque na verdade ele não é ainda culpado, condenado ou réu num inquérito policial. No caso da divulgação da identidade num veículo, mais tarde, caso haja absolvição e o MP não ofereça denúncia, essa pessoa está eternamente com o nome na internet.


Então, por ética, seriedade e transparência o Portal163, assim como tantos outros órgãos sérios de imprensa não publica, por mais grave que seja o crime, nome de suspeitos antes que ocorra uma condenação judicial.


Agradecemos aos nossos leitores e seguidores nas redes sociais pelas mensagens e sugestões, nosso intuito é melhorar sempre, levando cada vez mais informação com qualidade, transparência e com credibilidade para nosso público.


Portal163.

A Notícia Passa Por Aqui!





Fonte: Da Redação com tribunadepetropolis

ALEP_COVID_01_300x250px.gif
Portal 163.jpg
Confira nossas OFERTAS
FARMÁCIA ULTRA DESCONTÃO
images.png
banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif