A tecnologia de hoje é sua aliada. Aprenda a usá-la e ganhe com isso.
E de repente me pego pensando, como se estivesse nos bons tempos de sala de aula, falando com meus alunos sobre propaganda e a redação publicitária, o processo de criação, o desenvolvimento da ideia e a sua devida apresentação para o cliente.
Momentos de saudosa lembrança, pois a garotada gostava de ouvir e participar do debate criativo.
E vez por outra, saía uma ideia boa de ser trabalhada, de ser apresentada, de ser vendida.
Isto mesmo: vendida, pois ideias se vendem para que façam o comprador vender mais.
O segredo da propaganda é, ainda, trabalhar marca e promover produtos com valores agregados de bom atendimento e show na entrega do referido produto, finalizando a compra com a verificação da satisfação do cliente, o que chamávamos de “pós-venda”.
Pois bem.....ainda pensando naquelas boas turmas, me vi falando com eles como se fosse um “passar ideias e pontos de vista”.
Aí você vê que quando chega aos 60 e poucos, é gostoso passar pontos de vista, não conselhos, mas sim pareceres que podem ser úteis para a galera dos 20, 25, 30.
A começar pela calma, ingrediente fundamental para um bom desenvolvimento profissional e pessoal.
Tenham calma em todos os momentos. Nos momentos da vida, respirem fundo 3 ou 5 vezes antes de falar, de se pronunciar, se se manifestar.
Respirar fundo agrupa melhor ideias e palavras que serão emitidas. E dependendo do contexto, nada melhor que acertar na primeira.
Nos momentos da vida profissional, também. Pensem, analisem antes e façam bem feito.
Fazer uma vez bem feito já fica salvo no seu aplicativo de cabeça que é daquela maneira que deve ser feito.
Se não souber, pergunte, investigue, cutuque, mas aprenda.
Respirar fundo é fundamental, mas ter conhecimento também ajuda, no lado profissional.
Se você está começando agora, ninguém vai exigir de você profundo conhecimento sobre as coisas, mas na medida em que a coisa anda, nada impede que você descubra, pesquise, fuce o suficiente para saber o que virá pela frente, seja qual for sua profissão.
Se você está começando a ter vivências novas e que exigem convivências anteriores para servir da base, mas não as tem, vá pé ante pé em direção ao aprendizado. Mais ouça do que fale. E nunca ache que o papo é furado, pois de um bate papo nasce o aprendizado.
Até hoje eu sei de coisas que aprendi em mesas de boteco, falando da profissão com pessoas mais experientes. E é válido.
Enfim, ouvir os mais velhos não se trata de levar mijadas ou broncas e nem de ouvir conselhos, mas sim de ouvir quem tem a experiência que você não tem. Vão por mim.
Ouvir ainda é um primeiro passo mais do que interessante.
Desta forma, você vai construindo uma base para o que vem pela frente e pode chegar aos 30 com mais calma e tranquilidade do que a grande maioria. E se esperte: a tecnologia de hoje é sua aliada.
Aprenda a usá-la e ganhe com isso.
Celular e notebook não é somente para ver facebooks e whatss app.
Aprenda com estas maquininhas, inclusive a como fazer certas coisas.
Adote, faça, pratique, ouça, respire.
E em todos os momentos, tenha calma, por mais corrido que seja seu dia.
E na dúvida, pergunte a quem já passou por esta estrada.
As pedras continuam as mesmas, mas como desviá-las, eles te orientam.
Boa sorte.