top of page
1920x368px.jpg

Senador Álvaro Dias pede o desarquivamento do projeto da Estrada Parque Caminho do Colono


Requerimento de iniciativa de Alvaro Dias contendo as 27 assinaturas necessárias e protocolado nesta terça-feira (19), em Brasília, requer da mesa diretiva do Senado Federal o desarquivamento do Projeto de Lei Complementar 61/2013, de autoria do ex-deputado paranaense Assis do Couto, que altera a Lei 9.985/2000 e cria a Estrada-Parque Caminho do Colono, cruzando o Parque Nacional do Iguaçu.


"Quando eu era governador, preparamos um projeto de estrada-parque moderno, a exemplo do que ocorre nos países mais desenvolvidos do mundo", lembrou Alvaro em vídeo encaminhado por Whatsapp ao radialista Valdomiro Cantini com pedido para que este seja porta-voz da boa nova aos moradores das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.


"Essa Estrada do Colono pode ser uma estrada preservacionista e não depredadora", pontuou o senador, lembrando que o aludido projeto prevê a reabertura desta rodovia histórica sem muita movimentação de terra para evitar impacto ambiental, com ondulações sonorizadas, guaritas para fiscalização e passagens subterrâneas para animais.


Para Alvaro, a Estrada do Colono só permanece fechada por culpa dos "fundamentalistas da ecologia", que interpuseram uma ação na Justiça. "Meu governo terminou e os meus sucessores foram contra a reabertura da Estrada do Colono", disse Alvaro, assinalando, sem citar nomes, que "pelo menos dois ex-governadores se manifestaram contra a reabertura e outro se calou".


PROJETO AMPLO


O projeto, cuja aprovação Alvaro Dias reconhece que "não será tarefa fácil", não trata apenas da reabertura da Estrada do Colono. "Ele trata da instituição de uma legislação para normatizar a existência de estradas-parques em todo o País", esclareceu, ressaltando que isso será uma porta aberta para a concretização deste sonho de várias décadas dos moradores das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.


Fonte: Alerta Paraná/Antonio Sbardelotto

Foto: Assessoria Senado

Ative novo.png
Portal 163.jpg
Kraemer.png
Confira nossas OFERTAS
Ative novo.png
bottom of page