top of page
cabeçalho pagina.png
1920x368px.jpg

O Circo do Senado Federal


O que vimos no último final de semana em termos de política, foi um verdadeiro absurdo dentro de um cenário que era para ser equilibrado.


Era para ser.


Ao assistirmos pela TV o comportamento de vários senadores, a conclusão que chegamos é a de que estamos em maus lençóis, ou em mãos erradas.


Duvido que algum de nós tenha passado por isso na simples eleição do representante de sala ou do diretor do grêmio na faculdade.


Acredito que não.


Desde garotos, aprendemos a votar no representante de sala, ou pela simpatia, ou pela atuação, ou pelo carisma do colega de classe.


E, na grande maioria, éramos bem representados.


Dificilmente nossos representantes deixavam passar algo que nos prejudicasse, mas quando passava, a gritaria era geral, mas depois do fato.


No final de semana, vimos políticos da velha guarda agindo como sempre agiram: arranjos, acertos, atropelos para que algo saísse fora do contexto.


Imperdoável a atitude da senadora Katia Abreu que retirou os papeis da mesa do senado e apossou-se deles de forma peremptória.


Imperdoável também, a postura do tal do Renan Calheiros, que brigou tanto na 6ª.feira para ganhar uma derrota assustadora no sábado. Já dizia minha mãe: não ria muito na 6ª., para não chorar no sábado. Tá vendo?


Mas de fato, nossos senadores, sabendo que a TV estava ligada em todo o Brasil, agiram de forma a nos inspirar a não confiar neles de olhos fechados.


Não só por serem políticos de profissão, mas por não terem caráter suficiente para levar uma sessão de escolha da mesa diretora de forma saudável e organizada.


Em bingo de bairro não tem o que vimos no sábado.


Uma gente despreparada, desqualificada e que nos assustou pelo comportamento.


Diria eu que foram poucas as exceções de comportamento que se tornaram públicas.


E todos com seus celulares gravando vídeos para seus faces e redes sociais, criticando, falando o que achavam, menos o que o povo esperava.


No final, a derrota estrondosa de Renan Calheiros nos fez ver que algo ainda pulsa no Senado Federal: o arranjo em bloco, a combinação prévia, a ação em conjunto. À medida que os votos eram sendo anunciados, Renan já via sua derrota acontecer. Ao ponto de chegar na tribuna e retirar sua candidatura, provocando, de novo, mais um tumulto, que não foi levado a sério pelos votantes e ele chegou ao total de 5 votos.


Vergonha, mas merecida.


A nação toda (quase) estava com o FORA RENAN, e isto repercutiu entre alguns eleitores de sábado.


Além da ação do grupo do Bolsonaro, comandada pelo Onyx Lorenzoni, um hábil articulador a serviço do bem, por enquanto.


Choros à parte, o gordinho Davi saiu-se vencedor, com o sotaque do Amapá e a força que só ele tinha, com a base que os outros lhe deram.


E o Renan, mesmo aborrecido, não entendeu o que aconteceu até agora, chegando ao ponto de colocar em suas redes sociais, tamanho desaforo mal educado contra a jornalista Dora Kramer, da revista Veja.


Cabe falta de decoro e processo por difamação. Além da tremenda falta de educação.

Agora, é acompanhar para ver o que teremos pela frente.


Em decisões importantes, nos preparemos. Vem mais palhaçada por ai, para um povo que está farto de circo.


E neste grande circo que se demonstrou o Senado Federal, fazemos ainda, o papel de palhaços.


Isto muda, com o tempo.


Quem sabe alguns dos novos terão a dignidade de honrar os votos e apresentarem um desempenho dentro da razão.


O país está precisando de líderes e não de negociantes do escuro.


Oremos, como digo sempre.

Ative novo.png
Portal 163.jpg
Kraemer.png
Confira nossas OFERTAS
Ative novo.png
bottom of page