Após aparecimento de onça lago municipal de Cascavel será fechado por 05 dias
Após avaliação técnica e ampla discussão, a Secretaria do Meio Ambiente decidiu fechar o Lago Municipal preventivamente por cinco dias a partir de hoje às 18h.
O secretário Romulo Quintino explicou que a decisão leva em consideração a grande movimentação diária registrada na pista de caminhada do lago. “Já foi identificado rastro próximo a pista do lago. E precisamos tomar todas as providências que garantam a segurança dos usuários”, ressaltou
Duas armadilhas foram construídas na tarde de hoje (11) para tentar capturar a onça.
Na madrugada de terça-feira a onça apareceu passando em frente a Acesc e foi flagrada por uma câmera de monitoramento.
O IAP (Instituto Ambiental do Paraná) acompanha a situação de uma onça parda que tem sido vista na área urbana de Cascavel.
O chefe do IAP, Luiz Carlos Marcon, comenta que o comportamento do animal pode indicar que ela seja um animal de cativeiro.
“Ele parece perturbado, em busca de comida e água. Acredito que se fosse um animal da natureza ele seguiria buscando áreas de mata e não acabaria perdido na cidade”.
Marcon afirma que não cabe ao IAP fazer a captura, apenas definir a destinação caso a onça venha a ser contida pelo município.
“Caso ela venha a ser capturada ela deve ser mandada ao zoológico para avaliação se ela tem condição de viver na natureza ou se precisa seguir em cativeiro”, pontua.
O IAP considera o caso incomum e não resgatou registros de situações semelhantes nos últimos anos.
Fonte e fotos: CGN