Que é ruim enfrentar o frio, é!
E para aqueles que diziam que o frio seria suave, aí está ele. Em nossa região começando timidamente, mas já dando amostras do que virá. Previsões indicam seis graus de mínima já nesta semana (de 4 a 09 de Junho).
E depois, só Deus sabe o que nos reserva o clima já tradicional dos meses de maio e junho.
Frio faz parte de nossas vidas, mas há aqueles que gostam e há aqueles que odeiam.
Ninguém fica indiferente perante a mudança do clima para o inverno.
A começar pelas caras mais fechadas, não de frio, mas de humor. Frio dá mau humor, sem dúvida.
E com as caras fechadas, gente agasalhada de montão, envolvendo camisetas, pulôveres, jaquetas, ceroulas, botas e bonés.
Sem falar nos ponches que agasalham os ossos. E as botas até o joelho. Na verdade, o inverno permite aos homens e mulheres que se arrumem melhor, ficando mais vistosas e elegantes, mas que é ruim enfrentar o frio, é.
Ainda temos a garotada, que de mau humor, acorda cedo para ir para a escola, agasalhada ou não, mas amaldiçoando o frio como se fosse a primeira vez que enfrentam. E eles reclamam......A demora em sair da cama já dá sinais da dificuldade em levantar, lavar o rosto, escovar os dentes, tomar café e seguir para a escola. Mas faz parte.
Ninguém escapa do enfrentamento do inverno.
Até aposentados se queixam, mesmo que em casa e tomando as cuias do dia.
Quando surge um raio de sol, lagartear na calçada e bater um bom papo sobre o assunto do dia, a vida do fulano, a vida da cicrana.
Quando vê, já deu meio dia e é hora da boia.
E no inverno, comemos mais do que o normal. Nosso corpo trabalha pedindo mais energias acumuladas, pois assim reagimos melhor a baixas temperaturas.
Quando vai chegando agosto, vemos que comemos demais, que calças não abotoam e casacos não fecham o zíper.
Mesma coisa todos os anos, mas divertido de testemunhar as cenas.
E dê-lhe regime, caminhadas, controles....
Na verdade, a chegada do inverno tem seus benefícios, apesar das reclamações. Como também tem seus malefícios, como a saúde de crianças pequenas e o alto índice de inalações realizadas nos postos de saúde, em hospitais e em residências.
Mas adultos ou crianças, devemos nos agasalhar e enfrentar este período que muitos não gostam, mas aprendem a viver com ele.
E à noite, sair de casa só em último caso. E olhe lá.....
De Junho a final de agosto, é isto que nos resta e é isto que enfrentaremos, se bem que com alguns dias de relaxamento, quando então a temperatura melhora e a garoa vai embora.
Chuva ou frio, o que temos é que enfrentar o dia a dia com alto astral, positivismo, energia na alma para podermos entender o mundo que nos cerca.
E a cada quinzena, cantamos a música de Vinicius de Moraes: ”aí pergunto a Deus, escute amigo.....se foi para desfazer, porque é que fez...”
Bom inverno a todos.